terça-feira, 17 de junho de 2008

BIBLIA SAGRADA 1

A Sandra (minha esposa) desafiou-me a tornar as nossas sessões diárias de oração num verdadeiro momento de contacto com Deus. Ela acha que o que faziamos todos dias após o jantar era um culto/missa em miniatura. Cantar uma música do Tisimu Ta Ivangeli, Mhalamhala, Hinários Evangelicos ou outra coisa, ler uma passagem bíblica recomendada por teólogos, fazer uma oração e acabou. Diz ela que o tempo que separa o fim do Telejornal que normalmente conside com o fim do nosso jantar e o ínicio da Novela é muito e pode ser bem usado para uma pequena lição bíblica.
Decidi então recorrer a uma maravilhosa obra da Africa Nazarene Publications (não me importando com o facto de eu ser Metodista, afinal o que conta é a palavra de Deus e os Nazarenos bem a compilaram) e de lá tirar o que a partir de ontem constitui a base da nossa mediatação diaria.
Semanalmente irei escolher uma das nossas lições e partilhar com leitores deste blog.
Lição 1: O livro milagre
Objectivos:
  1. saber o que faz da Biblia um livro diferente dos outros;
  2. conhecer as divisões da Biblia, seus autores, tempo que durou a sua escrita, e números de livros que compõem cada um dos Testamentos.
  3. Saber porquê a Biblia é um livro de milagre;
  4. Conhecer o tema central da Biblia A Biblia: Um livro diferente A Biblia é um livro diferente dos demais porque (1) tem como autor o proprio Deus e (2) traz uma mensagem de Deus para os homens, a revelação Deus. A Biblia é o único livro cujo autor é Deus. Atraves da Biblia Deus faz-nos a sua revelação ou seja a mensagem biblica é a revelação de Deus para os Homens. A palavra “Biblia” significa “Livros”. Ela é composta de 66 livros mas esses livros que compõem a Biblia subdividem-se em duas partes. A primeira parte, chama-se Velho Testamento que tem 39 livros e a segunda parte chama-se Novo Testamento com 27 livros. O milagre da Biblia A Biblia é um livro Milagre porque (1) foi escrita durante mais de 1400[1] anos. (2) por cerca de 40 homens diferentes, e (3) mesmo assim mantém um tema central e conserva uma revelação sem contradições. O milagre da Biblia não é somente o de conservar um tema central apesar do facto de ser escrito por 40 escritores diferentes em épocas diferentes (1400 anos), mas também o de ter preservado uma revelação sem contradições. O tema central da Biblia Desde o livro de Génesis até ao livro de Apocalipse, o tema central da Biblia é a redenção do homem através de Jesus Cristo. O livro de Génesis, que é o primeiro livro da Bíblia narra o pecado do homem (Adão e Eva) no jardim de Eden. Todos os profetas falaram à Israel e ao homem pecador da promessa de um Salvador. Os Salmos de Davi nos falam claramente do redentor que havia de vir. Este é um dos vários pontos do Velho Testamento em que temos a promessa da nossa Redenção. O Novo Testamento começa com o nascimento de Jesus Cristo, o redentor prometido. O que se traduz no cumprimento da promessa de Deus. Note que, quando Jesus morreu na cruz do Calvário e ao terceiro dia ressuscitou, ele consumou a obra da nossa Redenção. Tanto no Velho Testamento, como no Novo Testamento, o tema principal é a redenção do homem através de Cristo. [1] Certas fontes referem-se a 1600 anos.

10 comentários:

Ximbitane disse...

Genial essa ideia! Uma joca a Sandra pela iniciativa.

PS: Façam o contrario, aproveitem os intervalos da Tv para as orações

Jorge Saiete disse...

Gratos Ximbitane,
vou pensar na tua ideia. Abraço

Dety disse...

Muito positiva a atitude da sua esposa,
Essa é a mulher virtuosa que excede o valor das jóias, caracerizada por Salomão no livro de Pv31:10.
Não existe algo melhor que ter um verdadeiro momento de contacto com Deus.
Deus vos abencoe e nunca desistam desse caminho.

Jorge Saiete disse...

Kanimambo Detinha,
Tentaremos não nos deixar desviar, embora conscientes das tentações a que estaremos sujeitos.
abraço

Nelson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson disse...

Nessa hora sinto saudade do futuro! Eu casadissimo e com minha esposinha pondo em pratica a palavra de Deus... O futuro me aguarde hehehehehehe....
Estão abertas inscrições para padrinhos e conselheiros... heheheheh....

18 de Junho de 2008 22:01

Jorge Saiete disse...

Faça isso Nelson, arrume uma esposa que não vais te arrepender porque a sensação é muito boa. Força ai

Ximbitane disse...

Hii, Nelson, eu sou suspeita, mas já estou dando uma força ao Saiete para viver com a Sandra na graça de Deus pois só ler a Biblia não chega. Não é Saiete (outro puxão de orelhas!!)?

Jorge Saiete disse...

é, é isso amiga. Lá em casa não é só andar a ler a Biblia, não. Há deveres conjugais por observar e quem tentar furtar-se ao seu cumprimento, é sancionado na base de regras socio-culturais. quando se é casado, à festa nao se vai sozinho, nem a estoria de se embebedar tanto e andar a roncar toda noite não vale, porque durante a noite é quando os casais se afirmam e eu nesse ponto não brinco em serviço.

Ximbitane, você é culpada (me andas a puxar orelhas) viste que fui longe demais? hehehe.
abraço amiga

Anónimo disse...

quem tem uma historia como a da BIBLIA SAGRADA NÃO PRECISA DE NOVELAS...Precisamos sim de qualquer intervalo de nossos afazeres de meditar e tentar passar aos que não conhecem JESUScomo seu único e suficiente salvador,a palavra daquele que não volta atraz.Parabens pelo esforço mas,deixem a novela.BEIJOS.amo voces,ass.EU.