quinta-feira, 10 de abril de 2008

O QUE SE PODE APROVEITAR DA VITORIA DA OPOSIÇÃO ZIMBABYEANA!

As eleições zimbabyeanas tiveram lugar a cerca 14 dias e até hoje nada se diz em relação aos resultados das presidencias. Essa demora tem alimentado um fumo de especulações. Uns acham que na demora há uma maozinha de Mugab outros chegam a pensar que a ZEC está a espera de uma melhor oportunidade para divulgar os resultados e mais outras especulações.
Cá do meu lado é tão normal que aja ansiedade com relação a divulgação dos resultados aliás tudo indica que a impaciencia que se verifica tem a ver com a quase garantida derrota de Mugab e a subido ao trono do ex-sindicalista.
Se de um lado a provavel vitoria da candidato do maior partido da oposição pode representar um fim de uma era que deixará poucas saudades para o zimbabyeno comum, a mesma vitoria pode representar o inicio do fim da hegemonia dos partidos libertadores em Africa.
É que até a alguns anos atrás era quase impensável, em muitos países, ver um partido que não tivesse participado na libertação colonial a ascender ao poder. Mas a experiencia do Zimbabye vem alertar aos libertadores que mais dias ou menos dias podem ser forçados a entregar o poder aos outros.
A vitória da oposição Zimbabyeana pode ser até certo ponto benéfica uma vez que pode servir para chamar a atenção de muitos governos da possibilidade de serem penalizados nas urnas e isso pode leva-lo a melhorarem o seu desempenho, a pensarem mais no povo e reduzir os quilos que alocam aos seus proprios umbigos.
Espero que a vitória da oposição Zimbabyena alerte ao nosso governo da necessodade de responder de uma forma pragmática e urgente aos vários problemas que inquientam os moçambicanos, falo do chapa, do acesso a educação, à habitação, emprego e mais e mais...

Sem comentários: