sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Como interpretar o que aconteceu em T3?

A STV no seu telejornal da terça-feira (ou segunda-feira?) mostrou imagens, quanto a mim, insólitas! As imagens mostravam moradores do bairro de T3 no município da Matola a amontoar lixo domestico nas instalações da EDM. Segundo os entrevistados pela STV naquele local, a atitude dos moradores de T3 traduzia-se na demonstração da insatisfação popular com a EDM, pois segundo eles, a empresa cobra, sempre que alguem compra energias electrica, uma taxa de lixo mas que em suas casas nunca alguem foi tirar resíduo algum!
Na verdade a Electricidade de Moçambique cobra uma taxa de lixo aos seus clientes residentes em zonas urbanas (tenho certeza das cidades de Maputo e Matola) e o dinheiro colectado "é canalizado" às autoridades competentes, neste caso, conselhos municipais ou administrações distritais, pelo menos é o que eu sei. Só que apesar da cobrança dessa taxa, em muitos bairros periféricos como T3, Nkobe etc, os carros da salubridade nunca de lá passam, o que intriga a muitos, incluindo a mim claro!
Se a taxa é cobrada e o serviço não é prestado, é légitimo que se reclame mas me parece haver necessidade de saber como o fazer e a quem reclamar. Cá para mim, a maioria sabe que não é tarefa da EDM recolher lixo nos bairros mas sim do municipio por isso custa me compreender porquê os moradores de T3 foram deitar lixo nas instalações da EDM e não no Conselho Municipal da Matola ou mesmo na sede do Posto Administrativo de Infulene, que paradoxalmente fica situado no bairro de T3 e a escassos metros da Piquete da EDM.
Porquê? Alguém sabe?
A acção se enquadra nas manifestações que desde 5 de Fevereiro apunhalam o país, revindicando o fim das politicas de Kumba li enklele como escrevia um articulista no noticias de ontem?

Sem comentários: