terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Chapeiros ilegais chapam-nos!!!

Ainda na ressaca das noticias de linchamentos vindas de Chimoio eis que os chapeiros ilegais de Maputo decidem chapar-nos. Chaparam a todos, incluindo ao Governo.
As manifestações de ontem são as piores do ponto de vista dos seus objectivos. Ninguem consegue achar razões plausíveis que justificassem a paralisação dos semi-colectivo de passageiros nas cidades de Maputo e Matola.
É totalmente absurdo e inconcebivel que um país inteiro seja paralisado por causa de chapeiros ilegais que exigem direitos iguais aos dispensados aos legais! Onde é que isso já se viu?
O Governo comprometeu-se a compensar o custo de combustivel aos chapeiros legais e por causa disso os ilegais fizeram barricadas a exigir os mesmos direitos. Que absurdo!
Todo o cidadão lúcido ficou engasgado com as manifestações de ontem, não só porque não tinham razão de ser mas pior porque a nossa polícia mostrou-se incapaz de conter os manifestantes. Outro aspecto grave é que apesar de os ilegais serem a minoria consiguiram colocar fora da circulação todos os legais que são cerca de 75% do total dos chapeiros, o que está muito mal explicado.
A Fematro que no dia 5 saiu em defesa de todos chapeiro ontem tentou distanciar-se dos grevistas, alegando não serem seus membros, o que é caricato uma vez que os fiscais das associações de transportadores ligadas a Fematro cobram taxas diarias a todos chapeiros sem dstinção. Só ontem é que deixaram de ser seus associados? E porquê é que são exigidos taxas diarias?
O que aconteceu ontem veu pôr a lume as incongruencias da Fematro, as fragilidades da Polícia e ainda o poder detido pelos ilegais num país que se pretende de Direito.

Sem comentários: