quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ka Mukhambe!!!

Meus caros,
Vou a partir de amanhã até domingo proximo estar fora de Maputo e consequentemente impossibilitado de blogar. Vou a Cambine visitar a terra que me viu nascer. Cambine (ou Ka Mukhambe em Xitswa) fica no distrito de Morrumbene, província de Inhambane.
Cambine é um local de interesse não só para nós os naturais, é também para os crentes da Igreja Metodista Unida e para muitos moçambicanos. Cambine a par de Mocodoene (Ma Khodweni) em Morrumbene, Mongwe e Chicuque na Maxixe, são tidos como berços do Metodismo em Moçambique.
Cambine orgulha-se por ter uma das maiores e antigas missões protestantes do País e uma das mais antigas Escolas onde os negros podiam estudar na era colonial. Da Escola Kiss (hoje Secundária de Cambine) passaram na era colonial, moçambicanos vindos de todos os cantos do país e que depois se tornaram em grandes dirigentes do movimento libertador, a destacar o ex-aluno Eduardo Mondlane.
Cambine orgulha-se pelo seu coco (e sura claro!) , pela castanha, amendoim, mandioca e muita papaia. É para lá onde vou, visitar a mamae e "comer" casamento duma prima no sábado.
Fiquem com Deus
Imagem tirada daqui

7 comentários:

Yndongah disse...

Amigo Saiete,
Boa viagem.Una ni vuyela ni mintsumbula.

e como se diz la na terra ndungulela ntine!

Um abraco

Bayano Valy disse...

faça boa viagem saiete.

amosse macamo disse...

que seria do homes sem as suas raizes?o que restaria a este? esse exercicio de retorno 'e fundamental, mesmo que seja para deixar um bom de aguardente e dizer bebam mukhambes....e por falar nisso, estou a ensaiar uma volta a terra dos meus pais, canicado-Chibuto, terra do Idhuna Hubu-Hubu, para colher a historia dos meus....e claro, tirar das bibliotecas ainda vivas todo nstutsu...boa viagem

Unknown disse...

Famba kwatsi Mano saiete, é sempre bom passar alguns dias a respirar ar limpo.

abraços

Jorge Saiete disse...

Kanimambo meus caros, Yndongah, Bayano,Macamo e Chacate. felismente tive uma optima viagem.

Yndongah, a mitsumbula nzi wuyile nayo, ngone uta teka.

Amosse, vá a Caniçado colher esse tsutsu histórico que está adormecido enquanto as bibliotecas não morrem e venha partilhar connosco.
He Chacate, lava siku hita wonana (829110280)

Unknown disse...

Hi swona Saiete (828413400 ou 21320288) ndzita ku fonela. beija essa aí no teu colo.

Matsinhe disse...

Tem castanha em Inhambane? Depois de CHidenguele, mais quilómetro - quilómetro, a paisagem é inundada de coqueiros. Pensei que Manjacaze fosse o BASTIÃO do cajueiro e seus produtos típicos. Espero tenha trazido alguma castanha para esta comunidade...