sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Natal

Caros amigos,
A partir de hoje até 5 de Janeiro estarei enjoiando férias colectivas do Natal e do Fim do ano. Não terei como navegar, durante este periódo, uma vez que em Nkobe ainda não temos estes serviços.
Quero desejar a todos amigos um Natal Feliz, na esperança de que, o Messias nasça nos corações de todos nós, de modo que 2009 seja um ano de paz, amor, respeito pelo proximo, prosperidade e muita felicidades para a familia moçambicana.
Imagem tirada daqui

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Peço a vossa ajuda

Meus caros,
Recebi o email abaixo de um pesquisador (na imagem com a familia) a pedir que o ajudasse a encontrar logotipos de 3 partidos pequenos da nossa arena política. Tentei acha-los mas infelismente não tive sucessos e por isso decidi cá vir pedir a vossa ajuda. Leiam o email, que o repassei na integra, e quem tiver a informação, queira por favor enviar ao meu email (matic_j@hotmail.com).
Olá, Desculpe-me por contatar você gosta disto, mas estou fazendo alguma pesquisa sobre o Moçambique e encontrei o seu endereço de e-mail no seu blog. Eu quis fazê-lo uma pergunta.Mas deixe-me introduzir-me primeiro: O meu nome é Maarten Bels, tenho 30 anos e sou originalmente de Holanda. Atualmente vivo nos Estados Unidos com minha esposa e duas filhas. Trabalho para um jornal local em Jonesboro, o Arkansas. Incluí algumas fotos da nossa família portanto você pode conhecer-nos um bocado melhor.
Espero que o meu português não seja demasiado mau. Estou trabalhando em um banco de dados da política e os partidos políticos e eu estamos fazendo a pesquisa sobre a política do Moçambique. Às vezes não é fácil encontrar a informação do Moçambique e estou esperando encontrar um contato amistoso no Moçambique quem pode responder talvez a algumas das minhas perguntas ou ajudar-me a encontrar alguma informação. Já encontrei muita informação que eu procurava mas agora mesmo estou procurando os logotipos ou os símbolos dos três pequenos partidos políticos no Moçambique: 1) Aliança Independente de Moçambique (ALIMO) (Khalid Sidat, Sergio Nenes) 2) Frente Democrática Unida (FDU) (Mariano Pordina)
3) Partido de Unidade Nacional (PUN) (Hipolito Couto, Bachir Kassimo) Esses são pequenos partidos que são a parte da união eleitoral RENAMO e eu quis perguntá-lo humildemente se você pode tentar ajudar-me a encontrar os símbolos desses partidos (mesmo se ele é somente uma descrição) pelo CNE, STAE ou o Ministério da Justiça. Talvez você tem os contatos direitos para isto. É muito difícil para mim fazer. Obrigado pelo seu tempo e atenção. Desejo você e a sua família todo o melhor. Espero que você tenha uma boa nova semana e espero ter notícias de você logo. Todo o melhor, Maarten Bels
Jonesboro, AR
USA

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Não tenho!!!

Adianto a resposta a todos os meus amigos, irmãos, vizinhos, colegas e compadres: Não tenho! Não tenho é o que mais vezes direi durante o mês de Janeiro.
É que a experiência mostra que as pessoas gostam de esbanjar tudo durante a quadra festiva, esquecendo-se do chato mês de Janeiro. Janeiro é o mês da saga pelo acesso a vagas, matriculas, compra de livros, pastas, canetas, iniforme e bla, bla, bla, para os nossos educandos mas, infelismente, muitos dos meus amigos, irmãos, compadres, colegas e vizinhos se esquecem disso. Durante a qudra festiva esbanjam e esbanjam a valer e quando se apercebem não têem sequer uma moeda no bolso e ai começam a bater portas dos outros. Por favor, a minha não batam, porque desta vez não terei nada para emprestar.
Procuremos gastar de acordo com as nossas capacidades e conscientes dos desafios que o início de 2009 nos trará, porque fazendo isso estaremos a evitar humilhasções durante o mês de Janeiro.
Bons preparativos a todos.
Imagem tirada daqui

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Coisas da terra

Já voltei da aldeia tive uma optima viagem. Deu para relaxar, comer muita fruta fresca e rever amigos de infâcia. E por falar de amigos, aqueles que com eles ia pescar no rio, caçavamos ratazanas (a ma bonhani) e juntos iamos a escola aprender a falar Português. Isso mesmo, nós queriamos tanto falar Português, e eu comecei a pronunciar palavras em Xiputukezi aos 8 anos. Muitos desses meus ex-colegas, com idades a rondarem os 27 a 31 anos, ainda continuam lá na terra, são casados e têem entre duas a quatro esposas cada e cerca de 6 ou mais filhos. Ficaram espantados quando os disse que tinha apenas uma única esposa e um único filho. O seu espanto se justifica, é que ser homem na minha terra é ter mais do que uma mulher e muitos filhos. Quem tem apenas uma esposa é visto pelos outros como um fracote.
Vi também, tantos velhos da minha terra e com eles bati muito papo e ouvi tantas estórias. Apenas vos conto uma delas. Na aldeia há um ancião que é responsável pela pulverização dos cajueiros contra oidio e como o cabrito come onde está amarrado, ele decidiu usar o produto químico para pulverizar a sua machamba de milho, como forma de combater as formigas que acabam com a sua produção. Para a desgraça do pobrezinho e graça dos aldeiões, o milho não aguentou e secou, o homenzito vai gemer de fome. Já viram até onde a ignorância nos leva? Porque sei que o nosso país é pequeno, uma oportunidade de ir Cambine pode vos aparecer e por isso deixo-vos um conselho a ter em conta quando para lá viajarem: Não se chateiem quando da vila de Morrumbene a Cambine o chapa de repente parar numa sombra e um passageiro sair correndo. Não se zanguem, tenham paciência. A pessoa não estará fugindo. Ela apenas, estará indo buscar dinheiro para pagar a passagem. Não levará muito tempo, cerca de 5 a 7 minutos. Com um pouco de azar, isso pode ocorrer mais de uma vez durante a viagem. O remédio é simples, paciência, paciência e paciência.
É que não se vai todos dias a vila e no dia que para lá se vai, há que comprar tudo que for necessário e é normal que todo dinheiro acabe nas lojas. Mas se o dinheiro acaba ninguem se preocupa, nem é preciso informar ao cobrador antes de entrar no chapa porque ele vai mesmo esperar na paragem, enquanto o passageiro vai atrás do dinheiro. Imagem tirada daqui

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ka Mukhambe!!!

Meus caros,
Vou a partir de amanhã até domingo proximo estar fora de Maputo e consequentemente impossibilitado de blogar. Vou a Cambine visitar a terra que me viu nascer. Cambine (ou Ka Mukhambe em Xitswa) fica no distrito de Morrumbene, província de Inhambane.
Cambine é um local de interesse não só para nós os naturais, é também para os crentes da Igreja Metodista Unida e para muitos moçambicanos. Cambine a par de Mocodoene (Ma Khodweni) em Morrumbene, Mongwe e Chicuque na Maxixe, são tidos como berços do Metodismo em Moçambique.
Cambine orgulha-se por ter uma das maiores e antigas missões protestantes do País e uma das mais antigas Escolas onde os negros podiam estudar na era colonial. Da Escola Kiss (hoje Secundária de Cambine) passaram na era colonial, moçambicanos vindos de todos os cantos do país e que depois se tornaram em grandes dirigentes do movimento libertador, a destacar o ex-aluno Eduardo Mondlane.
Cambine orgulha-se pelo seu coco (e sura claro!) , pela castanha, amendoim, mandioca e muita papaia. É para lá onde vou, visitar a mamae e "comer" casamento duma prima no sábado.
Fiquem com Deus
Imagem tirada daqui

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Viver do Sida!!!

O mundo pára hoje para repensar as estratégias que são adoptadas no combate a SIDA. Muito se fez em todo o mundo e muito ainda falta por fazer. Malawi a semelhança do Uganda são bons exemplos no combate a este flagelo. Moçambique e tantos outros paises constam da lista dos maus exemplos.
Pior é que enquanto milhões de vidas humanas desaparecem, há quem se aproveita disso para fazer dinheiro. Enquanto muitos vivem com Sida, há quem vive de Sida.
Se acham que estou a delirar, então digam-me! Onde é que a Africa deixou os tantos milhões de dolares disponibilizados para o combate a SIDA? Onde é que estão os resultados do uso desse dinheiro?
Virão dizer que africanos são teimosos e não acatam aos apelos feitos pelos activistas? Virão dizer que os recursos são insuficientes? Ou virão humildemente aceitar que as estratégias adoptadas não são das melhores; que muitos não estão na luta contra Sida por vocação mas sim a caça de emprego; que..., e que..., e que....
Hoje o chefe de Estado moçambicano vai lançar mais uma estratégia de combate ao virus mortiféro que certamente envolverá muitos milhões de dolares, espero eu que nós moçambicanos sejamos rigorosos e transparentes no uso dos recursos orçados para o combate a este mal. Espero é que o CNCS sejá rigoroso na selecção de projectos a serem financiados no ambito desta luta para que o dinheiro não caia em mão perigosas.
Imagem tirada daqui