quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ladrões temos e polícia?

Andei longe de vocês, trabalhalhei em Manica e Tete durante 15 dias. Confesso-vos que foi uma boa experiência e oportunamente irei partilhar convosco uma série de coisas que ví naquelas provincias.
Infelismente a minha ausencia de Maputo não foi nada boa. Na noite de Sexta para Sábado, enquanto eu descansava em Chimoio, eis que um (ou 2 ou mesmo 3 ou 4) lárapio faz-se dentro da minha humilde palhota em Nkobe, ávido em retirar o pouco que lá tinha. Partiu o vidro da janela, cortou a rede, entrou e roubou à vontade, enquanto a pobre da minha esposa e o meu filho dormiam e só despertaram quando o assaltante se tinha retirado.
O assaltante levou tudo o que quiz, sem que ninguem o atrapalhasse, aliás até hoje ainda não foi atrapalhado porque a polícia não quiz o fazer.
Não faz sentido que depois de a minha esposa ter metido a queixa no posto da PRM em Nkobe, esta não tenha ao menos se deslocado ao local da ocorrência para recolher algumas informações. Simplesmente, os senhores polícias, limitaram-se a tomar nota e a pedir a minha esposa que levasse uma intimação ao sujeito cujas pegadas se assemelham aos do lárápio que me assaltou. É que a minha esposa na companhia de alguns vizinhos seguiram as pegadas até irem desaguar na palhata de um sujeito e quando se foi a polícia já se tinha feito a perseguição.
À polícia foram levados dois assuntos, o primeiro e o mais importante é a denuncia do assalto em si e o segundo, é o facto de as pegadas do assaltante terem desaguado na casa de alguem (de má fama). O que é estranho é o facto de a polícia não ter feito mais nada senão lavrar uma intimação ao suspeito.
Será que a polícia não devia ter feito mais alguma coisa? Não devia ter ido ao local onde o assalto ocorreu de modo a recolher informações tecnicamente relevantes para consubstanciar a acusação ou outra coisa que levasse ao esclarercimento do sucedido?
Por não ter ido ao local do assalto, ficou sem matéria para acusar o suspeito e o libertou e nada mais fez até hoje, o que me leva a crer que para a polícia o caso já morreu.
Me é extremamente estranho e suspeito o comportamento da PRM. Devo eu confiar na PRM?

9 comentários:

Ximbitane disse...

Benvindo, amigo e a minha solidariedade pelo que ocorreu em tua casa. O mais importante, Saiete é que o Juninho e a madame sairam incolumes dessa invasão domiciliar.

Amigo, o que narras é algo absolutamente normal. Já vais com sorte porque o Presidente do Municipio ainda não pavimentou as ruas e passeios de N'Kobe, logo tens a possibilidade de, à guisa de Sherlock Holmes, seguir pegadas e até teres possiveis suspeitos para os entregares a Policia. Na cidade de betão, isso não é possivel!

Amigo, são por essas e outras que muitas vezes cidadãos, culpados ou não (quem o comprovará?), muitas vezes são linchados. Má fama porque? Talvez é um alcolotra e logo lhe é estampado um selo. Também pode ser um malfeitor. Quem sabe? Talvez o chefe do quarteirão, já que sabem de tudo!

Jorge Saiete disse...

Claro amiga. há que dar Graças a Deus pelo facto de o malfeitor ter poupado a vida do Jr e da mãe.

Em ralação a chefe do quarteirão, ela fez parte do time perseguidor e ela confirmar que o sujeito é de má fama, aliás ela propria diz que já foi vitima de um roubo pelo mesmo perpetrado.

o que é mesmo estranho é a actuação da PRM, perante a denuncia. abraço

Reflectindo disse...

Este é mais um choque. É incrível que a polícia não tenha reagido. É exactamente isto que nunca compreendo quando muito tempo se gasta para o que não é problema e nada se faz para um caso sério.

Assim o ladrão acha-se com direito de roubar.

Nem posso sugerir-te nada, por mesmo os superiores destes não te ligarão. Mas alguma coisa temos que fazer para vermos o país no melhor.

Ximbitane disse...

Apenas nao entendo um facto: se toda a gente o conhece pelas atitutdes negativas, como ainda anda solto como se de nada se tratasse?

Anónimo disse...

Ricardo Cossa

Bom regresso ao convívio dos amigos e família

É triste a tua situacão, pois acontece numa altura em que tenta edificar a tua casa pedra a pedra e aparece aqueles que se acham com direito de reduzir o que faz com bastante sacrificio.

Perante esta situacão é só lamentar, se as entidades competentes não sabem o que deviam fazer, e agradece por ter encontrado tua familia saudável.

Estes policias andam insatisfeitos, kem sabe, por falta de estimulos ou valorizacão do seu trabalho por quem de direito.

Estamos mal no nosso país, em todos sectores de prestacão de servicos ao públicon e só acompanhar a situacão dos hospitais.

Júlio Mutisse disse...

Sinto muito Jorge. Infelizmente a atitude da bófia não me espanta. Me parece até que o normal é a falta de acção e o anormal a acção.

Ainda não entendi (e já vão muitos anos e muitas intimações) a insistência da polícia em mandar o ofendido entregar a intimação ao agressor. É estranho.

É assim dás me um tiro, queixo me a polícia e esta manda-me entregar te a intimação...

Ahahahahaha. Não me rio de ti Jorge, rio-me da nossa desgraça, ou melhor, da desgraça de polícia que temos.

Ivone Soares disse...

Ilustre, o enterro do dr David Aloni será no dia3/9/08. As 13.30H velório na sala nobre do Municipio de maputo, às 15:30h enterro no cemitério de Lhanguene.

Jonathan McCharty disse...

Saiete,

Solidarizo-me com a tua situacao.
O que muita gente ainda nao percebeu, e' que "a nossa policia vive dos ladroes"! Ou seja, cada ladrao encontrado, e' uma oportunidade para eles angariarem valores! Por isso, muita gente questiona porque os ladroes sobejamente conhecidos (e aqui, que ninguem tenha duvidas que a policia, os conhece perfeitamente, em cada area de accao) andam todos a solta. E' exactamente isso que acontece! E nao estou a falar isso porque vi na televisao, trata-se de experiencia propria! O grande cancro da nossa policia e' que ela convive e esta' completamente misturada com os ladroes!
Para que algo funcione mesmo, precisas conhecer "algum alguem" na policia!
A questao e': como invertemos essa situacao? Sera que o Ministerio do Interior tem uma especie de "linha verde" para ouvir estes casos e mandar uma equipa independente e efectiva a cada um desses locais?

Jorge Saiete disse...

Caros,
Reflectinho, Jonathan, Mutisse, Cossa e Ximbitana. Kanimambo pelos comentários e pela vossa solidadriedade.
Infelismente não pude responder a tempo, andei num workshop durante toda a semana e numa zona em que não tinha acesso a net. Kanimambo again