quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Step down

De há alguns anos para cá, acompanho atentamente a situação política da Nigeria, tudo por causa da admiração que cultivei em relação ao ex-presidente Obasanjo e da minha amiga Bokola que diariamente me envia jornais electronicos daquele país rico em petroleo mas que sofre constante e inexplicaveis shortages deste precioso liquido.
Noticias frequentes, desde que Yar`Adua tomou conta do gabinete, dão conta do seu débil estado de saúde, facto que o impossibilita de cumprir a intensa agenda de um estadista. Aliás, noticias postas a circular ontem, dão conta de um stetement assinado por notáveis daquele país, a apelar a resignação do Yar`Adua dada a sua, cada vez mais, débil saúde.
Cá para mim, o que me custa perceber é, como é que um homem de creditos firmados como ele, se materia no poder mesmo consciente da sua deficitária saúde? Será Yar`Adua um louco pelo poder? Estarão as notícias veiculadas quanto a sua saúde a ser politicamente motivadas? Estarão os peticionarios a agir para o bem da Nigéria ou dos seus proprios umbígos?
Leia o statemente aqui no Sahara.
Foto tirada daqui

9 comentários:

Mzimu wa Akayinga disse...

E cedo demais para declarar a incapcidade de Yar'Adua. Para me a preocupacao deveria ser outra? Como garantir que o pais continue estavel enquanto o Presidente se recompoe? O que diz a constituicao sobre o tratamento de um Chefe de Estado que dure uma semana ou duas? O resto sao oportunismos no minimo insensatos pra com a saude do presidente.

Unknown disse...

Poder como profissão é no que dá meu irmão! independenetemente da magnitude do facto...

Reflectindo disse...

Mano Saiete,

1. Ainda não li toda a peticão e pelo menos alguns comentários, mas farei.

2. Atendendo a sua idade, a foto de Yar`Adua parece mostrar que ele é doentio, mas não tenho certeza.

3. Sabemos, como o mano Chacate disse, o poder é para muitos uma profissão. E para Yar`Adua a coisa pode estar difícil porque pode não ter preparado nem um irmão nem filho para lhe substituir, herdando o poder.

4. Quanto à peticão que ainda não li, tenho a julgar como o mano Domingos. Os assinantes deviam se preocupar pela Constituicao da República da Nigéria. O problema está aí e não no Yar`Adua, penso eu.

Jorge Saiete disse...

Mano Bihale, também me parece que há aqui algum oportunismo. alguns acham tarde demais esperar pelas proximas eleições, querem o trono já!
abraço

Jorge Saiete disse...

Oh Chacate, essa de poder como profissão é mesmo boa. é que se um mecanico é obrigado a deixar de se-lo, morrerá de fome. abraço

Jorge Saiete disse...

Reflectindo,
tudo indica que o homem está mesmo doente, agora o que falta saber é se a referida enfermidade justifica o apelo a resignação. Os partidarios dele já vieram dizer que o PR não iria resignar porque ainda se sente capaz. resta saber quem nos estará a faltar a verdade, se Yar`Adua ou os seus detractores. abraço

Reflectindo disse...

Mano Saiete,

"Os partidarios dele já vieram dizer que o PR não iria resignar porque ainda se sente capaz."

Muitas vezes o problema é com os partidários que se acham perder quando o seu chefe abdica o poder. Eu já queria voltar para tocar o problema dos que se beneficiam de chefes que devem morrer no poder.

Abraco.

Jorge Saiete disse...

Reflectindo, aki colocas um ponto sério, aquilo que a economia chama de externalidades positivas. Infelismente, algumas pessoas gostam de ter o poder como o fim em si mesmo. é que para eles não se vislumbra outra forma de sobrevivencia se não estiverem "siemensemente" colados ao poder. é que o ruir de Yar`Adua pode significar o fim das bem queridas externalidades.

Unknown disse...

Yar' Adua acabou cedendo à lei da vida J. Saiete...