quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E os 9?

Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galileia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram: - Jesus, Mestre, tenha pena de nós! Jesus os viu e disse: - Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Quando iam pelo caminho, eles foram curados. E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Jesus disse: - Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? LUCAS 17.11-18

Notem que foram curados por Jesus, no total, 10 leprosos e apenas um é que recordou-se de agradecer. Bem sabem que, ser leproso no tempo de Jesus, significava, isolamento, descriminação, humilhação, estigma e sujeição a outras formas bizaras e desumanas de violencia psicológica e fisica, pois se acreditava que àquela doença apenas atingia aos pecadores (infeliesmente, faz-se o mesmo, hoje, com pessoas vivendo com HIV)

A Biblia Devocional de Estudo (uma das minhas preferidas e que pode ser comprada na Liga Biblica) diz que o único homem que foi agradecer a Jesus, não era Judeu como os demais, era um Samaritano. E devem saber que, os Samaritanos eram vistos pelos Judeus com um povo desprezivel e que até não havia espaço de troca de um mero bom dia com ele (certamente que conhecem a conversa de Jesus com uma samaritana, vide Evangelho de São João, capitulo 4).
Jesus pergunta, onde estão os outros? Na verdade, Jesus bem sabia aprior que apenas uma única pessoa se recordaria de agradecer mas ao perguntar, pretende apenas lançar um rico ensinamento a todos nós: a importancia do agradecimento.
Dizer obrigado, não custa nada, pelo contrario nos traz um infindavel número de ganhos. Dizer obrigado, revela humildade, revela o necessário e prestigioso reconhecimento que devemos a quem nos dá a sua mão ou mesmo o seu ombro sempre que precisamos. Dizer obrigado, revela sobretudo humanismo em cada um de nós.
Nesta altura do ano em que procedemos a avaliação dos 12 meses, eu vejo no 2009 um ano repleto de muitos ganhos e por isso agradeço a todos voces, que contribuiram para que tal acontecesse.
Neste ano, fiz muitos amigos; neste ano, tive um desempenho e realização profissional que nunca antes tive; neste ano, dei um valioso e prestigiante passo na minha vida escolar; neste ano, vi a graça de Deus na minha vida familiar, enquanto filho, esposo e pai; este ano, Deus me deu (a 11 de Dezembro), o Kesane, o meu segundo menino. neste ano, pude notar a felicidade na cara de todos os meua amigos, o que revela a presença de Deus em suas vidas.
Por tudo isto, agradeço a Deus e rogo-O para que continue derramando as suas benção sobre todos nós. Que o Natal sirva para que todos os homens reflictam sobre o valor da preservação da paz no nosso país.
Que o nascimento de Jesus, ajude-nos a perceber que todos os esforços pelo desenvolvimento do nosso Moçambique, só terão sucesso se colocarmos o homem no centro, procurando evitar todo tipo de violencia e violações, procurando estabelecer um diálogo cada vez mais inclusivo e edificante sobre as políticas públicas, esforçando-nos em aceitar o adversario como tal e não conotando-o com um inimigo.
Feliz Natal a todos e que Deus nos abençõe ricamente.
Imagem tirada daqui

7 comentários:

Ximbitane disse...

Oba, que bom! Longa vida ao Kesane. Alegro-me por fazer parte da lista de amigos, hehehhehe, olha a convencida!!!

Que em 2010 se repitam todas estas alegrias, excepto outro filho (pobre Sandrinha), e que a nossa amizade perdure.

Abraços e boas festas

Jorge Saiete disse...

heheheheh, não haverá outro filho não, nem em 2010 nem depois disso. a vida ta dficil amiga, Junior e Kesane são suficientes para o meu esforço e o da Sandra.
Na me parece saudavel, fazer muitos filhos para não pder sustentá-los.
kanimambo makweru

Chacate Joaquim disse...

Sei que estou conteplado muito obrigado Jorge que deus nos abençoe eternamente. Feliz natal a todos.

Jorge Saiete disse...

Claro que tas contemplado meu irmão Chacate. Obrigado e um feliz natal para si e familia. abraço

Júlio Mutisse disse...

Jorge, estarei no Nkobe amanhã encontre me naqueles números que conheces, quero poder dizer te obrigado pessoalmente. Obrigado pela amizade, respeito e companheirismo. Obrigado por me chamar a razão quando esta se me escapa. Obrigado por poder dizer, tenho um amigo que conheci no meio mais complicado de fazer amigos a WEB.
Um abraço, meu companheiro também no município da Matola. Venha beber uma a casa da minha irmã, digo, do meu cunhado, melhor, deles heheheh

micas disse...

Feliz Natal Jorge.

Que 2010 nos traga a todos muita LUZ!

Um abraço

Anónimo disse...

Um Santo Natal e um Ano Novo de 2010 com tudo de bom, para si, sua esposa e seus meninos, assim como a restante familia.
Realmente, a vida esta muito dificil, eu tenho 6 filhos (so 2 biologicos), mas acredite que os filhos sao uma grande bencao, e Deus nos tem sustentado com bons empregos e uma vida acima da media. Peço sempre nas minhas oracoes para Deus abençoar os meus familiares, amigos, conhecidos e todas as familias. Haja muita Paz em todo o mundo em 2010 e harmonia familiar.
Um abraço da
Maria Helena & familia