segunda-feira, 24 de março de 2008

Homenagem aos Herois Nacionais

O Governo atraves do ministério da Educação e Cultura decidiu homenagear os herois nacionais. Herois Nacionais. Aqueles que aceitaram dar as suas vidas, e não só, por Moçambique. Desse seu esforço, suor e sangue nós colhemos os frutos. Lógico que cada um, colhe a sua maneira! Cada um de acordo com as suas capacidades e do tamanho do seu cesto!!! Isso mesmo. Tudo depende das capacidades e do cesto que cada um têm mas também da sua proximidade em relação a Mbenga.
Como que a antecipar a homenagem ao primeiro dos contemplados a TVM apresentou imagens tristes sobre o dia a dia da família do heroi Tomás Nduda. As imagens que tive a oportunidade de ver ontem, mostravam a viúva e os filhos de Nduda em condições deploráveis, o que não condiz com o estatuto de Tomás Nduda.
A palhota em que habitam os Ndudas, lá para as bandas de Muidumbe em Cabo Delgado deixam a nú o destino a que, ao longo de anos, foram votados os familiares de muitos que tombaram por Moçambique. A família de Nduda é simplesmente um exemplo mas creio existirem tantas outras famílias de herois nacionais que vivem como se de zé ninguem se tratassem. Valorizemos os que por nós tombaram e não nos recordemos deles apenas quando o assunto é engradecer a nós mesmos!!!!

3 comentários:

Tomás Queface disse...

hey! obrigado por ter passado do meu blog e deixar comentario. O seu blog está fixe. Abraço!

Jorge Saiete disse...

thanks Tomás. Abraço

Ivone Soares disse...

Minha vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor.
– Mário Quintana