quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Medidas que Guebas não tomou

1. Acabar com as desnecessárias passeatas em helicópteros. O PR pode muito bem visitar as provincias usando outros meios (incluindo aviões comerciais da LAM) em vez de gastar avultadas somas em aluguer de helicopteros.
2. Acabar com os beneficios fiscais às grandes empresas (como a Mozal). É tempo de Guebas pensar na justiça tributária.
3. Acabar com as restrisções à importação do frango, e assim poupar o bolso do "maravilhoso povo" moçambicano. O frango nacional custa uma fortuna....Tragam-nos de volta a magricela brasileira que é barrata... Não é razoavel continuarmos a proteger uma industria avicóla nacional que já deu mostras de ineficacia em todos sentidos.
4. Acabar com as casas de cambio "piratas" que distorcem o nosso mercado cambial. Será que Guebas não sabe que muitos vendedores do mercado Central de Maputo são também "candongueiros de taco?"
5. Acabar com o ócio no sector público. O estado não pode se dar ao luxo de pagar salários a gente que não acresce valor algum. Os que pregam revolução verde no MINAG já deviam nos apresentar algo palpavel... E os pregadores do envagelho da jatropha e ou de biocombustiveis no Ministério da Energia (cadê resultados?)
6. Acabar com aqueles que mancham a sua governação, com descursos belicistas e que em nada contribuem para estabilidade social. Há que chamar à razão o ministro Pacheco para que saiba falar com "o maravilhosos povo", sobretudo em momentos de convulsoes sociais.
7. Acabar com fuga ao fisco, muitas vezes, patrocinada por aqueles que a deviam combater;
8. Acabar com exorbitantes mordomias dadas aos companheiros da escolinha da soneca;
9. Acabar com despesas em acções que não se mostrem prioritárias para o estágio actual, como a famigerada revisão constitucional. Será que o PR já pensou nos custos desta operação?
9. Acabar com a robalheira dos governos municipais. Chega de cobrar taxas por serviços que não nos são providos. (Porquê cobrar taxa de lixo a moradores de Nkobe que nunca beneficiaram de serviços autarquicos de recolha de lixo?)
10. Acabar, acabar e acabar.....

4 comentários:

Reflectindo disse...

Concordo com esta sugestão que adicionada á do Lázaro Mabunda e demais compatriotas far-nos-ia sair da crise.

Jorge Saiete disse...

Reflectindo,
será que alguem estará a analisar as nossas sugestões?

Reflectindo disse...

Meu irmão Saiete,
Duvido que alguém esteja a analisar e considerar este tipo de sugestões. A razão é simples: este tipo de sugestões tira benesses aos que finalmente decidem. Mas sempre vale a pena fazeres a tua parte.

Jorge Saiete disse...

Gostei desta parte:
"este tipo de sugestões tira benesses aos que finalmente decidem"

Fiquei sensibilizado hoje com duas noticias, a do cancelamento da viagem do PR a NY e a da possivel espreitadela aos chorrudos salários pagos nas empresas públicas ou seja empresas de todos nós.
Abraço