segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sem comunicação

Aproveitei o fim de semana para tentar perceber o que cada um dos que ambicionam assentos na AR, andam a dizer ao chamado povo, que ontem, constituia as famosas massas populares. Diz-se por aí, muita coisa boa, muita coisa de se rir para valer e muita coisa abominável que é de se chorar. Prestei atenção especial às mensagens que são transmitidas ao eleitor. Fiquei com a sensãção de que muitos candidatos não conhecem a realidade do país. Fiquei intrigado ao constatar que, muitos que sonham em nos representar na AR, não sabem que o grosso dos moçambicanos é analfabeto e que tem muitas dificuldedes de perceber o Português e pior quando se adopta uma linguagem técnica. Alguem disse o seguinte:"... vamos garantir um maior envolvimento do cidadão na elaboração e implementação do PESOD...." e disse mais "...apesar de estarmos conscientes de que com os 7 milhões, em muitos distritos, o PIB PER CAPITA...." Num outro ponto do país alguem disse.." sabemos que falta CREDITO para moçambicanos da vossa FAIXA ETÁRIA.." Um outro, e esse não o perdoo porque, sendo um intelectual, devia saber que, para que, a mensagem chegue ao destinatário é necessário que haja partilha de codigos entre o emissor e receptor. Este meu e nosso intectual da praça, disse coisas assim "... uma das nossas apostas é a SAÚDE PÚBLICA.." Um outro disse de boca cheia "...neste país temos POLÍTICAS PUBLICAS mesquinhas..." Será que o povo do interior de Panda ou de Mavago sabe que estória é essa de PESOD? Sabe que palhaçada é essa de PIB PERCAPITA? Quando dizemos CREDITO e paramos por aí, não criamos confusão com o da mcel ou vodacom? FAIXA ETÁRIA, que é isso, não é melhor falarmos de idade? E POLÍTICAS PÚBLICAS meu Deus! Quantos sabem que bicharada é essa? E SAÚDE PÚBLICA?

10 comentários:

Nelson disse...

Caro Saiete, com essa tua curta postagem fica claro que nem todos estão ouvindo oque se pensa que estão. E assim voltamos para a questão dos números que está sendo tratada la no Bayano. Quanto dos abordados nesses famosos contactos interpessoais estão ouvindo, entendendo oque se diz?

Ximbitane disse...

Tens toda razao, Nelson! O facto de se ter falado com metade da populaçao pode até ter garantido o voto desta, mas nao acredito que muitos entenderam a mensagem

Mzimu wa Akayinga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Saiete disse...

Isso meu caro Nelson, as pessoas simplesmente ouvem mas nada entendem do que lhes é dito. abraço

Jorge Saiete disse...

Assino por baixo Xim

Unknown disse...

Hawe Saiete, deixa de bricandeiras Pa!

Nelson e Ximbita, Jesus Cristo é o Homem com maior número de seguidores até hoje mas todos que o seguem ninguém o percebe! parece que a estratégia é essa mesmo.

Nelson disse...

A diferenca Chakate 'e que Jesus tem consciencia de que nem todos que o seguem o entendem.
Tem uma uma passagem la nos evangelhos que claramente diz que "nem todos que me chamam Senhor Senhor herdarao o reino dos ceus

Ximbitane disse...

Chacate, o facto de se falar da terra prometida, pode até convencer ha muitos. Os que neste momento se vêem de passagem nesta terra. Nos outros que almejamos a terra prometida aqui e agora, nao acreditamos nessas lamechiches.

A mim nao me importa o que se fez, devia ser feito, por quem quer que fosse. Preocupa-me o que se fara! A continuidade do que ja começou. Como disse alguem em programa televisivo, nao pretendo votar numa cara mas sim num programa.

Caros, apresentem um programa que me satisfaça e, por favor, prometam e cumpram!!!

Unknown disse...

Nelson, tens razão mas acho que para o caso a qui pretendes me visualizar seria relevante aparte que um jovem lhe questiona sobre o uso da parabola na sua comunicação e responde "é para as pessoas olharem mas não enchergarem, ouvirem mas não compreenderem" só não sei se os nossos cândidatos são inocêntes quanto às suas mensagens ou faz parte da extratégia.

Jorge Saiete disse...

Hehehe, Nelson, Chacate e Xim
Voces vão ser presos e torturados em Guatanamo se continuarem a levar a visão de Jesus aos politicos do Indico.
Jesus tem um entendimento muito diferente daquilo que a CNE, O CC, os partidos excluidos, A FRENAMO e a o famoso PLD têm do poder. Para Jesus, quem tem poder, deve usa-lo para servir e não para ser servido. Difentemente dos partidos e arbitros, apontados acima, que tem no poder, o instrumento para assegurar que 20 milhoes de pobres se tornem seus vassalos.
abraço a todos vós meus irmãos

Ps: Manos, já notaram que o numero de bloguistas politicamente neutros tende a zero? heheheh