quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cadê o debate?

Este é um ano complicado para mim. Tudo por causa das eleições que vão paralizar por alguns meses o normal curso da nação e por isso sou obrigado a fazer tudo que está no meu plano anual pelo menos até o inicio da campanha eleitoral já que as pessoas que com elas interajo no meu trabalho são políticos e sei que dentro de dias não terão tempo para mim. Esta é a principal razão que faz com que não consiga actualizar o blogue já que passo maior parte do tempo nos polos de desenvolvimento. Hoje roubei, a mim mesmo, uns minutinhos para ver alguns blogues e achei um interessante texto da autoria do Lazaro Bamo e sem a sua autorização publico abaixo, alguns paragrafos do mesmo. A convivência entre os bloguistas cresce a cada dia que passa, e o preço que a gente paga é um tanto a quanto alto, morre a meu ver o debate na blogosfera, passamos a vida a trocar palavras de amor e a concordar com os nossos amigos. O culpado disso não é ninguém, é um acto involuntário, porque já não temos coragem de debater com frontalidade, pois a todo custo queremos ver esta amizade nova a crescer e achamos que qualquer contradição nos pontos de vista pode minar este novo prazer que queremos experimentar. Criamos grupos de debate e diálogo e debate, os excluídos preferem fazer cartas para eles mesmos, ( isto me faz lembrar aquela de um maluco que escreve uma carta e é flagrado pelo médico e este pergunta quem era o destinatário, o maluco disse ele mesmo e o médico procurou saber o que estava escrito, o maluco nem mais, disse que não sabia porque ainda não tinha recebido a carta ) e criam monólogos. O resultado desta cegueira emocional é que trocamos mensagens com banalidades e assuntos que ao meu ver não podem nos roubar tempo. Não estou a criar fantasma, pare e pense comigo, não me dê razão, não subscreva o que digo, pense a sua maneira e diga algo. Estou muito feliz por criar amizade na blogosfera, mas sinto falta do confronto de ideias e pontos de vista, os defeitos de cada um de nós parecem que tendem a ganhar espaço no lugar de qualidades, quando eu vou discutir ideias do meu amigo fulano que quando bebe fica aquilo, já não o faço com seriedade que devia, volto a repetir é um acto involuntário que não podemos negar. Não quero sugerir morte de encontros e projectos sociais, mas temos que pensar nos debates também, isso é urgente. Esta letargia pode estar a beneficiar os infiltrados na blogosfera, os que tem como missão matar o debate, envenenar as mentes, aculturar os intelectuais e impor sua forma e cor. Quero conviver com os blogers mas por favor não deixemos que nossa amizade mate o debate, temos que estar atentos porque forças há ao meu ver, que pretendem matar nossa missão, o ano é o argumento disso. Sorry posso estar a ver fantasmas... Mas esta ideia não me sai da cabeça.

12 comentários:

Shirangano disse...

De facto que faltam salutares confrontos entre os grandes cerebros que abundam nestes meandros. Eh importante um pouco de frontalidade desde que nao cheguemos a "pancadaria".
Um abraco!

Jorge Saiete disse...

Isso Shir, desde que seja um debate decente.
abraço mano

Reflectindo disse...

Mano Saiete, bom trabalho. Como pudeste ver, associe-me ao questionamento. Parabéns por teres levantado a questão.

Abraco

Jorge Saiete disse...

Muito obrigado meu irmão. Achei o questionamento do Bamo razoavel. Abraço e bom fim de semanas

Basilio Muhate disse...

Saiete
Lazaro Bamo colocou uma questão pertinente sim, mas então é pra fazé o ké makwero ??? !!!
Que tal se colocassemos algures um anuncio assim:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A AMIZADE ENTRE OS BLOGGERS EM PROL DO DEBATE !

Um abraço Saiete, e só por causa deste tema já tás convidado a um café comigo, hehehe (sou um rebelde mesmo) e Viva a democracia e a intelectualidade !!!

Basílio

Jonathan McCharty disse...

Alo' Saiete!
Concordo com a tua e a preocupacao do Bamo! De facto, tenho notado uma tendencia de "controlar a agenda" da blogsfera! "O que deve ser faado/debatido" e "o que nao deve ser debatido"!!

Acho essa "fantastica" essa preocupacao de alguns sectores!! Nosotros que "nunca sabemos o que escreveremos amanha", temos uma fragilidade enorme de manter esse tipo de "compromissos"!

Abraco

Julio Mutisse disse...

Camaradas, muitas vezes circulam emails e sms's a convidarmo-nos uns aos outros para um copo aqui e acolá e, nesses sítios, o debate flue. Lembro me de um na AEMO com o Noa Inácio, Venâncio Mondlane, Inácio Chire, Nyikiwa, Egídio, e muitos outros em que nos BATEMOS até a exaustão (no bom sentido claro) e lançamos um desafio ao Egídio, ao Venâncio e ao Noa (que já cumpriu) para publicarem os seus pensamentos nos seus blogs para que o debate continue.

Há debate sim. O que acontece é que multiplicamos espaços onde esses debates fluem (email por exemplo).

Jorge Saiete disse...

Muhate meu irmão, como vai?
Aceito o convite. fica para quando?
Precisamos de discutir o pais onde quer que estejamos pois só assim é que estaremos a ser uteis para este nosso moçambique. abraço

Jorge Saiete disse...

Jonathan meu caro,
espero sinceramente que estejas errado quanto a existencia de controladores dos nossos debates porque a ser verdades o país estará condenado. Mas quero acreditar que se nós não nos deixar levar, podermos evitar que coloquem algemas nas palavras. Viva o livre debate de ideias. abraço meu irmão

Jorge Saiete disse...

Mutisse,
debates continuam sim, o que o Bamo lamenta é o afroxar que se verifica nos blogs.
Aliás não se tem certeza de que, sejam as boas amizades que criamos, que ditam esse afroxamento, embora seja uma verdade que faltam aqueles debates saudaveis que levaram muita gente a se juntar a blogsfera. abraço

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Essa é boa

Camaradas irmaos da Portelinha das Ideias, aguardo o anuncio do dia do proximo encontro. Basta um email. Quiz com o texto apenas chamar atencao para nao cairmos na letargia, ce ni tsakile ( estou feliz)

PS: se há infiltrados agentes ao servico dos que gostam de controlar os pensadores, vao se frustar porque os blogrs sao adultos e maduros.

Basilio Muhate disse...

Boa Bamo, tava a espera do teu comentário...

Avante para o próximo encontro real dos bloggers na luta contra os infiltrados agentes ao servico dos que gostam de controlar os pensadores. É isso ai grande Bamo, vao se frustar porque os blogrs sao adultos e maduros !!
hugz
Basilio

PS: Que tal sexta-feira ao final da tarde na AEMO para a nossa "luta intelectual" no campo real?