terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sr. Dhlakama! Podemos nos reconciliar?


O país celebra a passagem de 20 anos da assinatura dos acordos de Roma. Acordos que, para a família Saiete, representaram apenas o calar das armas e não a paz. É que a paz significa muito mais do que um simples cessar-fogo. A paz significa reconciliação, não só, entre os contendores mas também entre àqueles e os cidadãos que não tendo nenhum interesse no conflito acabam sofrendo os seus efeitos.
 
A minha família, como tantas outras, sofreu com a guerra e 20 anos depois não vive a paz que é direito de todos moçambicanos. É que a nossa paz nos foi roubada em 1985 por cerca de duas dezenas de guerrilheiros da Renamo que impiedosamente entraram em nossa casa, lá para o interior de Morrumbene e capturaram o meu irmão Bernardo.
 Na altura mano Beri ou Berinadwane, como carinhosamente o tratávamos, tinha apenas 11 anos, ou seja sem idade para entender de política e muito menos para ser militar de qualquer exército dirigido por gente coerente.
É que se o objectivo da Renamo era derrubar o governo, não consigo entender como é que os homens de Dlhakama terão perdido e foco e descarregado a sua fúria sobre uma criança inocente de apenas 11 anitos.  
Berinadwane não representava nenhuma ameaça para Dlhakama  e porquê é a Renamo o levou?
Ao comemorarmos 20 anos dos acordos de Roma, seria de bom tom que Dhlakama viesse nos responder as seguintes questões:
  1. Onde anda o cidadão Bernardo Eugénio Saiete, capturado pelos seus homens em Mocoduene, distrito de Morrumbene em 1985?
  2.  Esta ele vivo ou morto? Se morreu, onde é que o sepultaram?

2 comentários:

Anónimo disse...

Coragem, muita coragem.
Fiquei muito comovido.

HELDER CULUMBA disse...

...SINTO MUITO! Sr. Dhlakama nunca virá ao público responder a estas questões por não ser da sua sensibilidade; projecto de destruição das famílias moçambicanas ainda não terminou. O nosso sangue de dor e o sangue inocente dos nossos filhos ainda vai derramar por esta Pátria Amada.