Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galileia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram: - Jesus, Mestre, tenha pena de nós! Jesus os viu e disse: - Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Quando iam pelo caminho, eles foram curados. E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Jesus disse: - Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? LUCAS 17.11-18
Notem que foram curados por Jesus, no total, 10 leprosos e apenas um é que recordou-se de agradecer. Bem sabem que, ser leproso no tempo de Jesus, significava, isolamento, descriminação, humilhação, estigma e sujeição a outras formas bizaras e desumanas de violencia psicológica e fisica, pois se acreditava que àquela doença apenas atingia aos pecadores (infeliesmente, faz-se o mesmo, hoje, com pessoas vivendo com HIV)
A Biblia Devocional de Estudo (uma das minhas preferidas e que pode ser comprada na Liga Biblica) diz que o único homem que foi agradecer a Jesus, não era Judeu como os demais, era um Samaritano. E devem saber que, os Samaritanos eram vistos pelos Judeus com um povo desprezivel e que até não havia espaço de troca de um mero bom dia com ele (certamente que conhecem a conversa de Jesus com uma samaritana, vide Evangelho de São João, capitulo 4).
Jesus pergunta, onde estão os outros? Na verdade, Jesus bem sabia aprior que apenas uma única pessoa se recordaria de agradecer mas ao perguntar, pretende apenas lançar um rico ensinamento a todos nós: a importancia do agradecimento.
Dizer obrigado, não custa nada, pelo contrario nos traz um infindavel número de ganhos. Dizer obrigado, revela humildade, revela o necessário e prestigioso reconhecimento que devemos a quem nos dá a sua mão ou mesmo o seu ombro sempre que precisamos. Dizer obrigado, revela sobretudo humanismo em cada um de nós.
Nesta altura do ano em que procedemos a avaliação dos 12 meses, eu vejo no 2009 um ano repleto de muitos ganhos e por isso agradeço a todos voces, que contribuiram para que tal acontecesse.
Neste ano, fiz muitos amigos; neste ano, tive um desempenho e realização profissional que nunca antes tive; neste ano, dei um valioso e prestigiante passo na minha vida escolar; neste ano, vi a graça de Deus na minha vida familiar, enquanto filho, esposo e pai; este ano, Deus me deu (a 11 de Dezembro), o Kesane, o meu segundo menino. neste ano, pude notar a felicidade na cara de todos os meua amigos, o que revela a presença de Deus em suas vidas.
Por tudo isto, agradeço a Deus e rogo-O para que continue derramando as suas benção sobre todos nós. Que o Natal sirva para que todos os homens reflictam sobre o valor da preservação da paz no nosso país.
Que o nascimento de Jesus, ajude-nos a perceber que todos os esforços pelo desenvolvimento do nosso Moçambique, só terão sucesso se colocarmos o homem no centro, procurando evitar todo tipo de violencia e violações, procurando estabelecer um diálogo cada vez mais inclusivo e edificante sobre as políticas públicas, esforçando-nos em aceitar o adversario como tal e não conotando-o com um inimigo.
Feliz Natal a todos e que Deus nos abençõe ricamente.
Imagem tirada daqui