A nossa Educação está cada vez mais a afundar e se nada for feito para reverter a situação corremos o risco de ver o nosso sistema educativo totalmente desacreditado pois, é inimaginavel e inaceitavel que num juri constituido por 30 examinandos nenhum consiga passar de classe.
Compatriotas, é tempo de aceitarmos que algo não está bem com o nosso sistema educativo, e que infelismente quem mais sofre com as desfunções é o aluno, por ser o elo mais fraco. Para mim, nem faz sentido querer falar de exames da segunda época para alunos que nem sequer conseguiram atravessar a barreira dos 5 valores (25 pontos).
Acho eu que, além de andarmos a procura de culpados por este descalabro é importante que se aceite que algo não está bem e que urge identificar soluções. Acho que devemos começar uma reflexão séria em que todos desapaixonadamente participam.
Da forma como as coisas estão, me parece contraproducente perder tempo a identificar pessoas culpadas pois, cá para mim, a solução passa por repensar (1) os curriculas de ensino, (2) as estratégias da formação de professores, (3) os métodos de avaliação, (4) as condições de trabalho dos docentes e de aprendizagem para discentes, (5) os materias de ensino e por aí fora.....
Imagem tirada daqui